Área de Sócios
Coral Calçada Romana
Downloads
Via de Cultura - Coros
Fados
Arquivo de Notícias
Prémio de Harmonização
Fotos
Conferências-debate
Coros XVI
 

"Sons entre Mar e Serra"

 Uma Organização:

 

  

 
Programa
Coros participantes

 Imprensa (Coros XVI)

Fotos dos Concertos

 

Ligações

Apresentação
Calçada Romana – Via de Cultura – Coros
 
A origem deste encontro de coros é anterior à própria fundação Coral Calçada Romana, principal organizador do evento, na actualidade. Com efeito, pode dizer-se que, no primeiro “Via de Cultura”, realizado a 21 de Março de 1993 esteve a semente do nascimento do Coral Calçada Romana, alguns meses mais tarde, em Outubro.
 
Nas primeiras seis edições (até 1998) o “Calçada Romana – Via de Cultura – Coros assumiu-se como um grande encontro de grupos corais, oriundos sobretudo da região centro, que efectuavam algum trabalho de conjunto, para depois apresentarem neste certame. A boa vontade, a congregação de esforços entre os vários maestros e o despontar de um novo público para a causa da música coral permitiram, pode dizer-se, solidificar as bases de um projecto que, a partir da sétima edição, encetou outros voos.
 
Assim, desde 1999, o “Via de Cultura” passou a contar sempre com a presença de um coral estrangeiro e organizou-se segundo uma estrutura mais ou menos estável. Neste figurino o encontro de coros abre com uma breve actuação (cerca de um quarto de hora) do coral anfitrião, o Coral Calçada Romana. Segue-se a actuação de um coro convidado, normalmente da região Centro, com a duração de cerca de 25 minutos. O espectáculo prossegue com a actuação de um coral estrangeiro (também cerca de 25 minutos). A fechar actua o que costumámos apelidar de “cabeça de cartaz”, um coral português de reconhecida valia artística, cantando “a capella” ou acompanhado por instrumentos (em duas ocasiões estes corais foram acompanhadas por orquestras).
 
Em função deste salto qualitativo e da ambição de oferecer um espectáculo mais diversificado, mais completo e rico, o “Calçada Romana – Via de Cultura – Coros” fidelizou um público que, invariavelmente, enche por completo o magnífico espaço em que se realiza o encontro. É de salientar que este público, constituído maioritariamente por pessoas de Alqueidão da Serra e de Porto de Mós, conta habitualmente com uma série de melómanos, nomeadamente maestros, professores de música, coralistas de outros grupos, etc. A simples relação das entidades que, ao longo destes anos, têm colaborado com a organização deste evento atesta a valia do “Via de Cultura”. Destas entidades destaca-se, para além das autarquias, a Delegação de Leiria do INATEL que tem sido, em praticamente todas as edições, co-organizador do encontro, juntamente com o Coral Calçada Romana e a Casa do Povo de Alqueidão da Serra.
 
Desde 1993, e ao longo de 13 edições, vários grupos de renome e de qualidade deleitaram o público do “Via de Cultura”. Destes, permitimo-nos destacar, o Grupo Vocal “Ad Libitum” (Coimbra), o Ensemble Vocal “Pro Música” (Porto), o Coro dos Pequenos Cantores (Coimbra), o Coro de Santo Amaro de Oeiras (Lisboa), o Coro e Orquestra Laudate de S. Domingos de Benfica (Lisboa), o Grupo Coral David de Sousa (Figueira da Foz), a Coral Polifónica “Lembranzas de Santa Cruz” (de La Coruña – Espanha), o Coro Arte Vocal (de Villanova de La Serena – Badajoz – Espanha), o Coral Abrente (de A Pobra do Caramiñal – Galiza) e o Coral Airiños da Capela (de Pontedeume - Galiza).
Patrocinadores
 


















 
Veja todos os nossos patrocinadores
 
Apoio
 
 
 Direcção Regional de Cultura do Centro
 
 Fundação INATEL
Digressões
Extremadura (Espanha)
Junho de 2006

 Astúrias
(Espanha)
Outubro de 2007

Astúrias (+)

Home  |  Historial da Associação  |  As Pessoas  |  Reuniões  |  Contactos  |