Área de Sócios
Coral Calçada Romana
Downloads
Via de Cultura - Coros
Fados
Arquivo de Notícias
Prémio de Harmonização
Fotos
Conferências-debate
Coros XVI
 

"Sons entre Mar e Serra"

 Uma Organização:

 

  

 
Programa
Coros participantes

 Imprensa (Coros XVI)

Fotos dos Concertos

 

Ligações

Historial da Associação

A Associação Coral Calçada Romana começou a desenhar os seus contornos no dia 21 de Outubro de 2004, data em que vários membros do Coral Calçada Romana (que já existia desde 1993), reunidos em plenário, se decidiram pela autonomia do grupo em relação à Casa do Povo de Alqueidão da Serra. Nesse mesmo dia foi nomeada uma comissão instaladora, constituída por Alfredo Laranjeiro, Manuel Francisco Marto, Maria do Céu Marto, Maria Assunção Torres e Francisco Cadima, com poderes para efectuarem todas as diligências legais para a constituição da Associação. Foi também indicado Jorge Pereira, com o apoio de Fernando Sarmento, para tratar da reorganização do Coral, do contacto com o Maestro Joaquim Vicente  Narciso e de toda a logística relacionada com o grupo.

O entusiasmo na angariação de apoios e de sócios foi grande. Simultaneamente, os convites para actuações regressaram ao ritmo de antigamente e o Coral Calçada Romana, principal secção da Associação, estabilizou a sua actividade.

Nos primeiros meses de 2005, elaboraram-se os Estatutos, fez-se o registo da Associação no Registo Nacional de Pessoas Colectivas, na Segurança Social e, finalmente, em Março, a escritura pública de constituição da Associação Coral Calçada Romana, no Cartório Notarial da Batalha.

Em menos de um ano de existência legal a Associação ultrapassou a centena de sócios, o que, numa povoação como Alqueidão da Serra, é assinalável. Simultaneamente, foi desenvolvendo a sua actividade em áreas tão diversas como a organização de noites de fado, convívios comunitários ou passeios culturais e recreativos.

O Coral Calçada Romana continua a ser o "filho" mais conhecido e dinâmico da Associação mas outras actividades, como o Passeio Pedestre Nocturno, a Grande Noite do Fado de Alqueidão da Serra, a Festa Popular da Música, o Almoço Solidário de Natal, os passeios culturais e recreativos, bem como exposições e ciclos de conferências vão pontuando o seu plano de actividades e enriquecendo o panorama cultural de Alqueidão da Serra e da região envolvente.

Patrocinadores
 


















 
Veja todos os nossos patrocinadores
 
Apoio
 
 
 Direcção Regional de Cultura do Centro
 
 Fundação INATEL
Digressões
Extremadura (Espanha)
Junho de 2006

 Astúrias
(Espanha)
Outubro de 2007

Astúrias (+)

Home  |  Historial da Associação  |  As Pessoas  |  Reuniões  |  Contactos  |