Área de Sócios
Coral Calçada Romana
Downloads
Via de Cultura - Coros
Fados
Arquivo de Notícias
Prémio de Harmonização
Fotos
Conferências-debate
Coros XVI
 

"Sons entre Mar e Serra"

 Uma Organização:

 

  

 
Programa
Coros participantes

 Imprensa (Coros XVI)

Fotos dos Concertos

 

Ligações

Historial do Coro
Coral Calçada Romana

O Coral Calçada Romana, de Alqueidão da Serra, concelho de Porto de Mós, iniciou a sua actividade em Outubro de 1993, no seio da Casa do Povo local.
Efectuou inúmeros concertos por toda a região centro, sendo de destacar locais como o Castelo de Leiria, o Centro Pastoral Paulo VI, o Teatro José Lúcio da Silva (Leiria) ou o Mosteiro da Batalha.
Deslocou-se várias vezes ao estrangeiro, tendo actuado em França e Espanha, orgulhando-se de ter pisado importantes palcos como a Catedral de Sainte-Marie (Oloron Sainte-Marie), a Catedral de Santiago de Compostela (em 1999 e 2005), a Basílica de Covadonga (2002), a Igreja de San Juan El Real (Calatayud), a Igreja de Santa Mónica (Saragoça), a Basílica de Guadalupe (Património da Humanidade, em Espanha), o Centro Asturiano de Oviedo (em 2007), a Catedral de Cáceres (2008) e o Santuário de Lourdes (2009).
Cantou ainda em directo para a TVI e, para todo o mundo, na RDP Antena1, no programa “Multipistas”.
Gravou, juntamente com os restantes corais do concelho de Porto de Mós, o CD “Portus Molarum”, em 1998.
Teve ainda várias actuações no concelho de Porto de Mós ao abrigo de protocolos celebrados anualmente com a Câmara Municipal. Colabora também regularmente com a delegação de Leiria do INATEL, tendo sido galardoado por esta instituição, em Dezembro de 1999, com a Medalha de Mérito Cultural.
Foi-lhe igualmente atribuída, pela Câmara Municipal de Porto de Mós, a Medalha de Mérito Cultural do Município, na passagem dos 10 anos de actividade coral.
Organiza anualmente o ciclo de música coral “Calçada Romana – Via de Cultura – Coros (Sons Entre Mar e Serra), que teve em Abril passado a sua 15ª edição e que tem contado com a parceria do INATEL-Leiria e com o alto patrocínio da Delegação Regional da Cultura do Centro. Organiza igualmente o Concerto de Natal de Alqueidão da Serra (que vai para a sua 14ª edição), bem como intercâmbio com outros coros nacionais e estrangeiros.
Promove, com o apoio da Câmara Municipal de Porto de Mós, o Prémio de Harmonização Coral José Ribeiro de Sousa, destinado a incentivar o aparecimento de harmonizações para coros de peças do “Cancioneiro de Entre Mar e Serra da Alta Estremadura”.
O seu repertório é variado, com temas populares (com predominância para originais da região de Leiria) e clássicos de grandes compositores, como Bach, Mozart, Händel, Verdi, Vivaldi e Pergolesi.
Actualmente constituído como associação cultural, o Coral Calçada Romana conta com cerca de 26 elementos e é dirigido, desde a sua fundação, pelo Maestro Joaquim Vicente Narciso.

 

 

Coral Calçada Romana em Santa Cruz  (A Coruña), em Junho de 2005
 
Patrocinadores
 


















 
Veja todos os nossos patrocinadores
 
Apoio
 
 
 Direcção Regional de Cultura do Centro
 
 Fundação INATEL
Digressões
Extremadura (Espanha)
Junho de 2006

 Astúrias
(Espanha)
Outubro de 2007

Astúrias (+)

Home  |  Historial da Associação  |  As Pessoas  |  Reuniões  |  Contactos  |